msatologista Antônio Frasson

Sessão Multidisciplinar do HC III recebe o mastologista Antônio Frasson

Encontro teve como tema o planejamento terapêutico do câncer de mama

A Sessão Clínica Multidisciplinar do Hospital do Câncer III recebeu, dia 19, o médico mastologista Antônio Frasson, que ministrou palestra sobre planejamento terapêutico do câncer de mama. O encontro aconteceu no auditório Gama Filho, terceiro andar da unidade.

Na ocasião, o mastologista discutiu temas como a redução de mortalidade e a diminuição da necessidade de uma terapia mais radical do câncer de mama, por meio da associação de diferentes métodos que podem ser adotados, de acordo com as chances de cura, qualidade de vida e tempo de sobrevida da paciente. Determinados os riscos, leva-se em consideração o ponto de vista e a aceitação da enferma, para se alcançar o máximo de eficácia no
tratamento.

“Nos últimos 25 anos, mudaram-se os conceitos e quebraram-se diversos paradigmas, normalmente por estímulo da própria paciente. Existe uma preocupação muito grande com o resultado estético, por isso devemos ser éticos e passar informações reais no intuito de causar menos danos”, explicou Frasson.

O médico é presidente da Escola Brasileira de Mastologia, atua como mastologista no Hospital Israelita Albert Einsten e como professor adjunto da Faculdade de Medicina da PUC-RS. Em sua trajetória profissional, destaca-se o trabalho no Instituto Europeu de Oncologia em Milão, na Itália, como assistente direto do médico Umberto Veronesi, que é grande pesquisador na área oncológica e pioneiro na realização de cirurgia conservadora, onde se retira apenas o tumor, e não toda a mama.

Segundo o chefe do Serviço de Mastologia do HC III, Eduardo Millen: “Frasson é uma pessoa extremamente coerente e tem uma noção precisa de diretriz populacional, alinhada ao que o INCA preconiza sobre rastreamento mamográfico. Tê-lo no Instituto foi uma experiência enriquecedora para toda a nossa equipe”, relatou.

Antônio Frasson conversou sobre tratamento de câncer de mama; chefe do Serviço de Mastologia, Eduardo Millen, elogiou o palestrante.

Equipe do HC III participou do debate e fez perguntas ao médico; Antônio Frasson recebeu os cumprimentos de Sandra Marques Gioia e Eduardo Millen.

Fonte: Intranet – INCA

Fotos da Sessão:

msatologista Antônio Frasson

drfrassoninca3