De acordo com estudo publicado no Journal of Clinical Oncology, o uso de suplementos antioxidantes durante a quimioterapia, bem como ferro e vitamina B12, em pacientes com tumor de mama pode aumentar o risco de recorrência e morte pela doença.
“Embora este seja um estudo observacional e o número de usuários de suplementos seja bastante pequeno, os resultados são convincentes”, afirma Christine B. Ambrosone, PhD, presidente do departamento de prevenção e controle do câncer em Roswell Park Comprehensive Cancer Center, no estado de Nova York. “Pacientes que usavam antioxidantes antes e durante a quimioterapia tinham um risco aumentado de retornar ao câncer de mama e, em menor grau, tinha um risco aumentado de morte. O uso de vitamina B12, ferro e ácidos graxos ômega-3 também foi associado a piores resultados. ”
O estudo é importante, porque existem poucos dados sobre a eficácia e segurança dos suplementos para orientar recomendações clínicas sobre o uso durante a quimioterapia. Além disso, como um mecanismo citotóxico da terapêutica do câncer é através da geração de espécies reativas de oxigênio, foram levantadas preocupações de que suplementos alimentares, especialmente antioxidantes, poderiam reduzir a eficácia do tratamento.
Ambrosone e colegas conduziram a análise de dieta, exercício, estilo de vida e prognóstico do câncer (DELCaP), para examinar as associações entre o uso de suplementos e impacto no tratamento. Os resultados mostraram associações entre o uso de qualquer suplemento antioxidante – incluindo vitamina A, vitamina C e vitamina E, bem como carotenóides e coenzima Q10 – antes e durante o tratamento e um aumento do risco de recorrência do câncer de mama.
Uma avaliação do uso de suplementos não antioxidantes mostrou que os pacientes que tomaram vitamina B12 antes e durante a quimioterapia tiveram significativamente pior sobrevida.
O uso de ferro durante a quimioterapia apareceu significativamente associado à recorrência da doença, e o uso de ácidos graxos ômega-3 apareceu associado a sobrevida mais curta.
“As pessoas diagnosticadas com câncer devem conversar com seus médicos sobre se devem tomar vitaminas ou outros suplementos”, disse Ambrosone. “Eu recomendo que eles tentem obter vitaminas e minerais – incluindo antioxidantes – dos alimentos. Com uma dieta saudável e equilibrada, você pode obter todos os nutrientes que seu corpo precisa, mesmo durante a quimioterapia.”