Novas técnicas cirúrgicas no tratamento do câncer de mama
Novas tecnologias de diagnóstico e tratamento permitem abordagem individualizada e elevam índices de cura.
Diagnósticos cada vez mais precoces, técnicas inovadoras para caracterizar o subtipo do tumor e, principalmente, os avanços no tratamento compõem a trinca de fatores que tem feito aumentar expressivamente os índices de cura do câncer de mama, ao mesmo tempo em que tem feito diminuir os procedimentos mais agressivos e mutiladores. Os indicadores, evidentemente, evoluem de maneira mais acelerada nos países desenvolvidos e em instituições de primeira linha de países como o Brasil, onde estão disponíveis os recursos e equipes mais especializadas.
O tratamento cirúrgico também vive uma nova era. Os procedimentos mutiladores ficaram para trás. A qualidade dos exames de imagem, as técnicas cirúrgicas e os recursos tecnológicos de hoje permitem realizar cirurgias conservadoras com resultados curativos extremamente elevados e baixo ou nenhum impacto estético.
O tratamento cirúrgico ficou menor e mais rápido. Mutila menos e traz melhores resultados. Até o tempo de internação diminuiu, em geral, apenas um ou dois dias. Mesmo em tumores maiores, quando a retirada da mama é indicada, as técnicas muitas vezes permitem conservar pele, aréola e mamilo, o que, combinado a próteses de melhor qualidade, permite a reconstrução da mama com ótimo aspecto estético – Dr. Antônio Luiz Frasson