radioterapia tumores mama

O papel da Radioterapia no tratamento dos tumores de mama

Os médicos querem ter certeza de que mulheres diagnosticadas com câncer de mama recebam somente o tratamento de que elas necessitam e não sejam sobrecarregadas com procedimentos desnecessários. Pesquisadores investigaram se existia algum grupo de mulheres que poderia não se beneficiar da radioterapia após uma cirurgia conservadora (que preserva mama) para tratar o câncer HER2-negativo, receptor hormonal positivo em estágio inicial.

De acordo com estudos realizados, o risco de recorrência, isto é, de reaparecimento do câncer, foi menor quando o câncer HER2-negativo, receptor hormonal positivo foi tratado com hormônio e radioterapia após a cirurgia, comparado à administração exclusiva da hormonioterapia.

Os pesquisadores calcularam que a radioterapia estava relacionada a 73% de redução no risco de recorrência. A diferença foi estatisticamente significante, o que quer dizer que os resultados se deveram à diferença nos tratamentos ministrados.

As descobertas mostram que a radioterapia, em combinação com a hormonioterapia, ainda é muito eficaz em significativamente melhorar o controle local e a sobrevida livre da doença, quando em comparação à hormonioterapia sozinha. Isso permanece verdadeiro após um acompanhamento de longo prazo. Na análise dos cientistas, a omissão da radioterapia terminou por ser a principal prenunciadora de recorrências do câncer na própria região da mama.

Fonte: https://www.breastcancer.org/research-news/rads-benefits-all-early-stage-hr-positive-bc