perda peso câncer mama

Perda de peso após 50 anos pode estar relacionada a um menor risco de tumores de mama

Um estudo sugere que as mulheres com 50 anos ou mais que perderam peso e o mantiveram baixo têm um risco menor de câncer de mama do que as mulheres com sobrepeso. A pesquisa foi publicada on-line em 17 de dezembro de 2019, pelo Journal of National Cancer Institute.

Embora saibamos que o excesso de peso é um fator de risco para o desenvolvimento de câncer de mama após a menopausa, não há pesquisas suficientes para descobrir se a perda de peso pode diminuir esse aumento de risco. É por isso que os pesquisadores realizaram este estudo.

Mulheres com sobrepeso e obesas – definidas como tendo um IMC (índice de massa corporal) maior que 25 – têm maior risco de serem diagnosticadas com câncer de mama em comparação a mulheres que mantêm um peso saudável, principalmente após a menopausa. Estar acima do peso também pode aumentar o risco de recorrência em mulheres diagnosticadas com a doença.

Esse risco maior é parcialmente porque as células adiposas produzem estrogênio; células de gordura em excesso significam mais produção de estrogênio no corpo, e o estrogênio pode fazer com que o câncer de mama com receptores hormonais positivos se desenvolva e cresça. Os cientistas também descobriram recentemente que células adiposas podem desencadear uma inflamação a longo prazo e de baixo grau no corpo. A inflamação crônica tem sido associada a um maior risco de recorrência da neoplasia; as proteínas secretadas pelo sistema imunológico parecem estimular o crescimento de células tumorais, especialmente o câncer de mama positivo para receptores de estrogênio em mulheres na pós-menopausa.

A análise incluiu mais de 180.000 mulheres com 50 anos ou mais, nos Estados Unidos, Austrália e Ásia. Quase 7.000 das mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama durante o estudo. No geral, os autores descobriram que quanto maior a perda sustentada de peso, menor o risco de câncer de mama.

“Nossos resultados sugerem que mesmo uma quantidade modesta de perda de peso sustentada está associada a menor risco de câncer de mama para mulheres acima de 50 anos”, disse Lauren Teras, diretora científica de pesquisa epidemiológica da American Cancer Society e principal autora do estudo. “Essas descobertas podem ser um forte motivador para os dois terços das mulheres americanas que estão acima do peso perderem um pouco desse peso”.

Porém, é importante saber que o estudo mostra apenas uma associação entre perda de peso sustentada e um menor risco de câncer de mama. Não prova causa e efeito.

https://www.breastcancer.org/research-news/sustained-weight-loss-after-50-lowers-risk