câncer de mama covid-19

COVID-19: Recomendações de cuidados para mastologistas/oncologistas

Médicos europeus publicaram artigo que alerta para o “efeito distração”, segundo o qual a gravidade da COVID-19 atrai a atenção, levando ao esquecimento da importância de se manter o tratamento contra o câncer. Assim, atuando numa guerra com dois “fronts”, o mastologista/oncologista não podem deixar de combater o câncer de mama neste momento.

Neste cenário, em nosso consultório e na estrutura onde atendemos, no Hospital Albert Einstein, há uma separação do fluxo de atendimento dos pacientes para oferecer maior conforto e segurança a todos. São fluxos diferentes, tanto de circulação quanto de pessoal, para os pacientes e para os colaboradores. Os funcionários que prestam assistência a pacientes COVID não interagem com outros pacientes, reduzindo substancialmente o risco de transmissão entre pessoas assintomáticas.

Dentro deste contexto adotamos novas medidas no consultório seguindo as determinações das autoridades sanitárias e entendimento do Conselho Federal de Medicina (CFM). Veja baixo:

PARTE 1 – DURANTE O AGENDAMENTO DA CONSULTA

No dia anterior a consulta realizamos uma “triagem” de pacientes a cerca de sintomas respiratórios no momento da confirmação da consulta e o direcionamento para a realização de consulta presencial ou por telemedicina.

O agendamento entre as consultas tem um espaçamento maior para minimizar o número de pessoas ao mesmo tempo na sala de espera.

PARTE 2 – DURANTE O ATENDIMENTO NO CONSULTÓRIO

Para maior proteção, os pacientes, membros da equipe e funcionários do hospital estão utilizando máscaras e a higienização com álcool gel estará disponível na recepção do consultório.

Após a abertura do cadastro todas as pacientes são encaminhadas para o Centro de Apoio dos consultórios para aferição de temperatura.

As cadeiras estão organizadas de forma a manter distância de 2 metros entre as pessoas. Desta maneira, solicitamos que as pacientes compareçam ao consultório preferencialmente com apenas UM acompanhante.

O atendimento é realizado com as janelas abertas para maior ventilação

Itens compartilhados como revistas e jornais foram retirados

Após cada consulta, as cadeiras e bancadas são higienizadas com álcool 70% ou outro desinfetante.

Orientações complementares:

– Não recomendamos que o acompanhamento dos pacientes ocorra por gestantes, idosos acima 65 anos, crianças, pacientes imunodeprimidos, com febre ou sintomas respiratórios.

– O acompanhante e o visitante devem utilizar máscara, conforme orientação da equipe local e aderir integralmente à rotina de higienização das mãos recomendada.

– Incentivamos que nesse período ocorra a utilização de formas virtuais de contato com nossos pacientes, por Skype, WhatsApp, link ou outras modalidades, sempre que necessário e possível.

Estas medidas, que estão sendo tomadas durante este período da pandemia servem para manter os cuidados necessários para evitar o contato e a contaminação, sem minimizar a importâncias de outros problemas que podem surgir e que também são importantes como continuidade da investigação e do tratamento das queixas mamarias.