novo coronavírus neoplasia mamária

O que as pessoas com Neoplasia devem saber sobre o Novo Coronavírus?

Os Coronavírus são uma grande família de vírus muito comuns em humanos e animais. Nesse momento, estamos respondendo a um surto de doença respiratória, causado por um novo tipo de Coronavírus (Sar-nCov2, também conhecido como Coronavírus 2019-COVID19), detectado pela primeira vez na China e que agora têm se espalhado pelo mundo.

Como já sabemos alguns tipos de tumores e tratamentos, como cirurgias ou a quimioterapia, podem a enfraquecer o sistema imunológico, aumentando o risco de infecções, incluindo a provocada pelo Coronavírus.

Atualmente não existe vacina ou tratamento específico para o vírus, sendo assim, a melhor maneira de se prevenir é evitar a exposição. As precauções para que se evite o contágio por COVID-19 são os mesmos para os casos de Influenza (gripe comum). Portanto, evite o contato com pessoas doentes, evite tocar em objetos potencialmente contaminados, evite levar suas mãos aos olhos, nariz e boca e lave as mãos frequentemente com água e sabão ou use álcool gel a 70%.

Se você faz parte do grupo de risco (idosos, imunodeprimidos, diabéticos, pessoas com cardiopatia, doença pulmonar ou renal crônica) recomenda-se que você: fique em casa tanto quanto possível; garanta seu acesso a medicamentos de uso contínuo; se precisar sair, evite aglomerações e use máscara; e, por fim, evite saídas não-essenciais.

Caso esteja em tratamento oncológico, fale com o seu médico antes da próxima consulta, ele deve orientar sobre como e quando o tratamento será feito, em alguns casos o médico pode considerar que você adie uma sessão de tratamento para evitar a exposição ao vírus, já que algumas terapias podem ser postergadas com total segurança. Apenas o seu médico pode dizer o que fazer nesse momento. Se você acha que foi exposto e tem sintomas de COVID-19, ligue imediatamente para o seu médico.

Fonte: https://www.cancer.gov/contact/emergency-preparedness/coronavirus

#câncerdemama #cancerdemamatemcura #drfrasson #cooperarparacontrolar #novocoronavirus