covid-19 oncológicos

COVID-19 e procedimentos cirúrgicos NÃO ONCOLÓGICOS: um guia para pacientes

Vivemos um momento de transmissão de um vírus altamente contagioso. Como resultado dessa pandemia, estamos frente à possibilidade de vermos hospitais operando acima da capacidade, com falta de equipamentos e leitos de UTI. Por isso, para garantir a segurança dos pacientes e garantir a disponibilidade de recursos, a recomendação é que se adie todo e qualquer procedimento cirúrgico não emergencial.

Seu médico é o único qualificado para avaliar quais fatores influenciarão para que sua cirurgia deva ser realizada logo ou deva ser postergada. Muitos procedimentos cirúrgicos não são de emergência (por exemplo: correção de ginecomastia ou más formações da mama, retirada de nódulos benignos, mamoplastia de aumento, dentre outros) e poderão ser adiados para o fim da pandemia.

Por que as cirurgias estão sendo adiadas?

Esses atrasos são importantes porque mesmo procedimentos não emergenciais também necessitam de equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas, e aventais, recursos esses que tem o estoque limitado e são de extrema importância para os profissionais na linha de frente do combate ao Coronavírus. Além disso, pacientes, seus familiares ou cuidadores podem ter um caso não diagnosticado da doença e transmitir à equipe de saúde e outras pessoas do hospital.

Outro ponto importante é que todos os centros cirúrgicos possuem respiradores, equipamento necessário e escassos nesse momento. Esses equipamentos estão sendo utilizados para salvar as vítimas mais graves do Coronavírus.

Caso o seu procedimento cirúrgico não seja urgente, ele será remarcado assim que a crise de saúde for resolvida, peça ao seu cirurgião para manter uma atualização a respeito dos agendamentos e assim que possível fazer a avaliação sobre a possibilidade da sua cirurgia.

Caso tenha alguma ocorrência médica, ligue para sua equipe medica e solicite ajuda, eles serão os mais qualificados para te ajudar a identificar os sintomas e orientar em relação ao que deve ser feito, assim você e todas as pessoas próximas a você estarão protegidas.

Fonte: https://www.facs.org/covid-19/clinical-guidance/patient-guide