covid-19 câncer de mama

Boas práticas para equipes cirúrgicas durante o COVID-19

Tendo em vista a operação acima da capacidade em muitos hospitais de todo o mundo, durante vários meses em função da pandemia da COVID-19, serão necessários ajustes nos serviços cirúrgicos.

Nessas circunstâncias, será necessária a tomada de decisões rápidas e extremamente complexas por parte das equipes cirúrgicas, voltadas para as condições gerais da pandemia, mas ajustadas para a realidade local, do hospital aonde você será tratada. Muitas cidades e hospitais se encontram em momentos diferentes, portanto tratamentos de outras alterações devem ser avaliados de acordo com o beneficio e a urgência, e a situação em que se encontra a Instituição que vai disponibilizar seu tratamento.

As recomendações dadas por órgãos nacionais e internacionais estão estruturadas em quatro áreas:

Adaptação de serviços cirúrgicos

Recomenda-se a triagem de cirurgias programadas, isso significa que os hospitais e equipes cirúrgicas devem revisar cuidadosamente todos os procedimentos já programados e ajustar, adiar ou cancelar tudo o que não colocar em risco a vida do paciente, de acordo com o momento em que ele se encontre na evolução da pandemia. . Deve-se considerar também o histórico clínico, levando em conta doenças progressivas, a exemplo do câncer e doença vascular, que continuarão progredindo em taxas que devem ser estudadas e avaliadas caso a caso. A necessidade de cirurgia deve ser avaliada por um cirurgião experiente na especialidade relevante, para determinar quais os riscos gerados caso o procedimento seja adiado. Muitos pacientes com diagnostico de neoplasia, ou outras doenças que necessitem de cuidado constante, não devem negligenciar seu problema por causa da pandemia. Com cuidado, respeito a situação do vírus e a realidade local, uma orientação personalizada, de acordo com as características da pessoa e de cada problema, deve definir as prioridades sem supervalorizar ou negligenciar. Calma, bom senso e uma analise detalhada de cada situação e seu em torno deve orientar as decisões a serem tomadas.

Trabalhando em um amplo escopo de prática

O principal foco deve ser sempre o de empregar práticas e tratamentos baseados em evidências e amplamente conhecidos por ajudar pacientes. Não devem ser utilizadas terapias adjuvantes não testadas e todos os processos devem ser aplicados considerando que exista experiência suficiente no serviço. Caso surjam circunstâncias inesperadas que exijam que a equipe haja além de suas competências, deve ser fornecido amplo apoio à equipe, para que os cuidados com o paciente sejam sempre prioridade.

Fonte:https://www.rcseng.ac.uk/standards-and-research/standards-and-guidance/good-practice-guides/coronavirus/covid-19-good-practice-for-surgeons-and-surgical-teams/#pte

#cancerdemamatemcura #cancerdemama #drfrasson