câncer de mama tumores

Refeições em Horários Regrados Podem Prevenir o Crescimento de Tumores

Pesquisadores já haviam identificado a obesidade como fator de risco para o surgimento de neoplasias. O risco de desenvolver câncer de mama, por exemplo, é particularmente alto em mulheres com sobrepeso e que tenham passado pela menopausa. Assim, alguns médicos recomendam reduzir a ingestão de calorias para diminuir o risco de desenvolvimento de tumores. Porém, um novo estudo conduzido em ratos de laboratório aponta que a prevenção pode estar menos relacionada com a quantidade de calorias que são ingeridas e mais sobre quando são consumidas.  Sugere que, em vez de restringir o que se come, a pessoa pode se beneficiar da simples reorganização da sua agenda alimentar com o objetivo de redução de risco no diagnóstico da neoplasia mamária.

Alimentação em horários regrados significa fazer todas as refeições dentro de uma janela específica de tempo a cada dia. Essa abordagem que os pesquisadores sugerem, pode ser mais bem sucedida no controle dos efeitos negativos da obesidade do que a restrição calórica, pois a fome e a irritabilidade fazem com que seja mais difícil se ater a uma dieta de restrição calórica em um longo prazo.

Os pesquisadores também encontraram resultados que indicam que o efeito anti-tumor da alimentação em horários regrados é, no mínimo, parcialmente devido à redução dos níveis de insulina, significando que essa intervenção pode ser eficaz na prevenção.

Acredita-se que as recentes descobertas podem, no futuro, mostrar o caminho para melhores estratégias de prevenção para grupos de risco. De acordo com o pesquisador-chefe do estudo: “Explorar a habilidade de fazer refeições em horários  restritos para prevenir câncer de mama, pode ser uma estratégia pouco custosa mas eficiente, para impedir que a doença impacte uma ampla parcela de pacientes, e representa um avanço inovador na pesquisa do câncer de mama”.

Fonte: https://www.medicalnewstoday.com/articles/324803.php

#cancerdemamatemcura #cancerdemama #covid19 #drfrasson #sbmastologia #pandemia