Câncer de mama carne vermelha

Substituir Carne Vermelha Pela Carne Branca Pode Reduzir Risco de Tumores de Mama

Pesquisadores, usando dados de mais de 40.000 mulheres, concluíram que comer carne vermelha está associado a um risco maior para o desenvolvimento de neoplasia de mama quando comparada a ingesta de carne branca. Cientistas já relacionaram o consumo de carne vermelha a alguns tipos de tumores (ex, intestino), mas seu papel na carcinogênese dos tumores de mama não é claro.

Após análises dos dados, os pesquisadores expuseram que as mulheres que tiveram um maior consumo de carne vermelha apresentaram um risco 23% maior de desenvolver neoplasia de mama do que aquelas que a ingeriram em menor quantidade. No entanto, estudos anteriores com o mesmo objetivo não obtiveram resultados tão claros; alguns pesquisadores não encontraram relação entre a carne vermelha e o câncer de mama, e outros identificaram apenas uma frágil associação.

Os resultados das análises sobre o consumo de aves foram, talvez, mais surpreendentes, pois essa categoria de carne pareceu ter um efeito protetor. Os cientistas calcularam que as mulheres que consomem carne branca tiveram um risco 15% menor de desenvolver a neoplasia. Segundo um dos autores do estudo, “Enquanto o mecanismo através do qual o consumo de carne branca diminui o risco de câncer de mama não está claro, nosso estudo fornece evidência de que substituir a carne vermelha pela branca pode ser uma mudança simples capaz de ajudar a reduzir a incidência da doença”.

Entretanto, o debate acerca da relação entre a carne vermelha e o risco de desenvolvimento de neoplasia de mama prossegue. Há estudos prévios que a confirmam, enquanto outros não encontraram a ligação. As limitações do método da pesquisa também precisam ser consideradas. Neste assunto, pesquisadores devem conduzir mais estudos antes de se chegar a uma conclusão mais sólida acerca do papel da carne no desenvolvimento dos tumores mamários.

Fonte: https://www.medicalnewstoday.com/articles/325994.php

#cancerdemamatemcura #cancerdemama #covid19 #drfrasson #sbmastologia #pandemia