ganho de peso câncer de mama

O ganho de peso após o diagnóstico de câncer de mama pode ser um problema maior do que se pensava, segundo estudo realizado na Austrália

Pesquisadores realizaram estudo, com resultados publicados em fevereiro deste ano, para entender quantas mulheres na Austrália estavam com sobrepeso ou obesas após serem diagnosticadas com tumor de mama, e também para analisar o padrão de ganho de peso após o diagnóstico. Foram estudadas 309 mulheres que moravam na Austrália diagnosticadas com a neoplasia. A pesquisa foi realizada on-line entre novembro de 2017 e janeiro de 2018. Pouco menos da metade das mulheres estava com sobrepeso ou obesidade quando foram diagnosticadas, mas quando completaram a pesquisa, 67,3% das mulheres estavam com sobrepeso ou obesidade. A maioria das mulheres – 77% – afirmou ter tido ganho peso nos primeiros 12 a 18 meses após o diagnóstico.

Sabemos que mulheres com sobrepeso e obesas – definidas como tendo um IMC (índice de massa corporal) maior que 25 – tem maior risco de serem diagnosticadas com a neoplasia em comparação com mulheres que mantêm um peso adequado, principalmente após a menopausa.

Esse risco é maior parcialmente porque as células adiposas produzem estrogênio; células de gordura extras significam mais estrogênio no corpo, podendo fazer com que tumores com receptores hormonais positivos se desenvolvam e cresçam. Os cientistas também descobriram recentemente que células adiposas extras podem desencadear uma inflamação a longo prazo e de baixo grau no corpo. A inflamação crônica tem sido associada a um maior risco de recidiva da doença; as proteínas secretadas pelo sistema imunológico parecem estimular o crescimento de células cancerosas, especialmente em mulheres na pós-menopausa.

O estudo conclui que ganhar peso após o diagnóstico da neoplasia mamária pode ser um problema maior do que se pensava anteriormente, e os profissionais de saúdem envolvidos no tratamento precisam fazer mais para ajudar as mulheres a gerenciar esse ganho de peso.

Fonte: https://bmccancer.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12885-020-6566-4

#cancerdemamatemcura #cancerdemama #covid19 #drfrasson #pandemia