câncer de mama masculino

ASCO emite diretrizes para o gerenciamento do câncer de mama masculino

A Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) publicou, no início desse ano, diretrizes sobre o gerenciamento do câncer de mama masculino.

Para homens diagnosticados com câncer de mama, as decisões sobre o uso de terapia hormonal, terapia direcionada e medicamentos de imunoterapia após cirurgia devem ser tomadas da mesma maneira que são para diagnósticos em mulheres.

O câncer de mama em homens é raro, acontece em menos de 1% dos casos, mas possui as mesmas características do câncer diagnosticado em pacientes mulheres. Como o número de homens afetados é pouco expressivo, faltam informações gerais e estudos focados apenas nesses pacientes, com tratamentos voltados especificamente para eles. Para ajudar os homens diagnosticados e também os médicos, a ASCO estabeleceu diretrizes sobre como gerenciar o tratamento e também solicitou estudos que analisassem tratamentos específicos.

Entre as diretrizes publicadas estão:

– Homens tratados com terapia hormonal após a cirurgia, devem mantê-la por 5 anos;

– Homens diagnosticados com câncer de mama não devem tomar suplementos de testosterona ou andrógenos.

– Homens diagnosticados com câncer de mama devem receber aconselhamento genético e testes genéticos para mutações relacionadas a um risco maior da doença.

Como o tumor de mama é raro em homens, é importante que estes estejam sempre atentos a quaisquer sinais e alterações nos seios, incluindo: dor e/ou secreção no mamilo, feridas na área do mamilo ou aréola e linfonodos sob o braço. É comum para os homens, não considerarem a possibilidade de desenvolver essa neoplasia, mas para o sucesso do tratamento, caso observe alguma alteração, o paciente procure imediatamente o mastologista.

Fonte: https://www.breastcancer.org/research-news/asco-issues-guidelines-on-managing-male-bc

#cancerdemamatemcura #cancerdemama #covid19 #drfrasson #pandemia