Estudo conclui que não há risco maior de morte por COVID-19 para pacientes em tratamento oncológico

Uma notícia bastante positiva foi anunciada em um estudo publicado na revista científica The Lancet em 28 de maio de 2020. A equipe do Projeto de Monitoramento de Coronavírus e Câncer do Reino Unido (UKCCMP), em relação à mortalidade por Covid-19, em pacientes portadoras de câncer durante a quimioterapia ou outros tratamentos antitumorais, afirma que não foram encontrados efeitos negativos significativos na mortalidade por doença Covid-19 em pacientes oncológicos que haviam se submetido recentemente à tratamento.

  O estudo publicado foi realizado com 800 pacientes, e observou que o risco de morte associou-se apenas a idade avançada e presença de outras comorbidades como hipertensão e doenças cardiovasculares.

Antes, suspeitava-se que indivíduos com câncer, particularmente aqueles que estão recebendo tratamentos quimioterápicos, possuíam um risco aumentado de morte por COVID-19, muito embora não houvesse estudos e análises representativos nesse sentido.

Assim, o estudo da UKCCMP traz tranquilidade para os profissionais da oncologia e pacientes, para que possam continuar realizando procedimentos e tratamentos durante este período de crise na saúde, evitando assim desdobramentos ainda mais dramáticos, que extrapolem os já tão penosos efeitos dessa pandemia. É necessário e urgente adaptar os serviços de saúde para que sejam retomados os atendimentos suspensos.

FONTE: COVID-19 mortality in patients with cancer on chemotherapy or other anticancer treatments: a prospective cohort study

Published online May 28, 2020 à https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)31173-9

#cancerdemamatemcura#cancerdemama#covid19#drfrasson#pandemia