câncer de mama

Mulheres obesas submetidas à cirurgia bariátrica apresentam menor risco de desenvolver câncer de mama, ovários e endometrial

A obesidade atingiu proporções epidêmicas em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 2,3 bilhões de pessoas estão com sobrepeso ou obesas.

A questão é que a obesidade é um risco importante para várias doenças não transmissíveis, como hipertensão e diabetes tipo II. Um índice de massa corporal mais alto (IMC) foi associado a um aumento relativo do risco de morte por qualquer câncer, incluindo câncer de mama, endometrial e ovário.

Com isso em mente, especialistas realizaram uma revisão sistemática e de metanálise para investigar o impacto da cirurgia bariátrica sobre o risco de uma mulher obesa desenvolver mama, ovário e endométrio.

Estudos que avaliaram o risco de câncer de mama, ovário ou endometrial em mulheres obesas submetidos à cirurgia bariátrica foram pesquisados nos bancos de dados científicos MEDLINE, EMBASE, LILACS e Cochrane, e após a revisão, concluiu-se que o risco de câncer de mama foi reduzido em 49%, o de câncer de ovário foi reduzido em 53%, e o de endométrio foi reduzido em 67%. Mais de um milhão e meio de pacientes foram incluídas nesta metanálise.

A conclusão é que a cirurgia pode ter um efeito protetor, reduzindo o risco de mama, ovário e câncer endometrial em mulheres obesas, e que a perda de peso pode exercer, ainda, um efeito protetor contra outros tipos de câncer.

#cancerdemamatemcura #cancerdemama #covid19 #drfrasson #pandemia