câncer de mama

A obesidade reduz a eficácia dos medicamentos no câncer de mama?

A obesidade demonstrou ter um impacto no risco de desenvolver câncer de mama e no seu prognóstico. Um novo estudo sugere que também pode ter um efeito no tratamento. Um alto índice de massa corporal (IMC) no momento do diagnóstico do câncer de mama pode reduzir a eficácia da quimioterapia adjuvante à base de taxano, piorando os resultados de sobrevida, sugere o estudo.

Esse estudo investigou o docetaxel (Taxotere), que é uma droga lipofílica, sugerindo que a “gordura presente no corpo pode absorver parte da droga antes que ela atinja o tumor”, comentou a principal autora Christine Desmedt, PhD, do Laboratory for Translational Breast and Cancer Research, Departamento de Oncologia, em Leuven, Bélgica. “Esses resultados também nos fazem pensar se outros medicamentos quimioterápicos da mesma família, como o paclitaxel (Taxol), teriam o mesmo efeito”, disse ela em comunicado. Se a pesquisa confirmar que os resultados estão relacionados apenas às características farmacológicas do docetaxel, os resultados também podem se aplicar ao seu uso em outros tipos de câncer, incluindo câncer de próstata e câncer de pulmão, acrescentou ela.

Pacientes com sobrepeso e obesidade tratados com um regime de quimioterapia baseado em docetaxel tiveram sobrevida livre de doença (DFS) e sobrevida global (OS) significativamente pior em comparação com pacientes magros tratados com o mesmo regime. Por outro lado, para pacientes tratados com um regime de quimioterapia adjuvante que não incluiu docetaxel, não houve diferença no DFS, OS ou nas taxas de metástases à distância em relação ao IMC.

A descoberta “destaca uma resposta diferencial ao docetaxel de acordo com o IMC, que exige uma reavaliação baseada na composição corporal da relação risco-benefício do uso de taxanos no câncer de mama”, afirmam os pesquisadores. “Esses resultados agora devem ser confirmados em séries adicionais”.

Desmedt enfatizou que são necessárias mais pesquisas “antes que as mudanças no tratamento possam ser implementadas”.

Em todo o mundo, a proporção de mulheres com sobrepeso vem aumentando há décadas. Estudos anteriores demonstraram que, em mulheres na pós-menopausa, um IMC alto está associado a um maior risco de desenvolver câncer de mama e, naquelas que o fazem, o prognóstico é pior.

Fonte: Does Obesity Reduce Drug Efficacy in Breast Cancer? – Medscape – Jul 10, 2020.